-
Arquitetos: Ste Marie Art Design
- Área: 227 m²
- Ano: 2015
Descrição enviada pela equipe de projeto. O restaurante é uma síntese do que chamamos de uma granja moderna italiana. O desenho foi fortemente inspirado pelos três ícones do design italiano: Carlo Mollino, Bruno Munari e Enzo Mari. O resultado é um equilíbrio entre simplicidade, teatro e irreverência. Os acabamentos estão enraizados em uma qualidade terrenal como a maioria das osterias e trattorias ao longo da Itália. Dentro desta mesma ideia, se confere tanta atenção à comida, vinho, produtos, ervas e conservas do que às pinturas nas paredes. A interação contínua entre o assertivo e o simples, elementar e modernista é um dos pilares da cultura italiana. Tratamos de capturar esta sobreposição de excelência italiana executando o tema de simples vs belo em todo o desenho. A mistura de apliques com tela e vidro opalino ressaltam a influência oposta de estilo modernista e 'nonna' em nosso desenho lumínico. Uma mudança similar pode ser vista nas paredes plissadas de carvalho que atuam como uma tela de fundo rítmico e modesto na mistura de assentos que se destacam. Como um gesto simples, mantemos um telefone de cortesia para aqueles que requerem transporte para voltar a casa depois do jantar e empacotar uma garrafa de vinho para compartilhar com amigos e familiares.
O projeto foi realizado por Ste. Marie, cujo diretor, Craig Stanghetta, é também co-proprietário da empresa. Ste. Marie é um estúdio que possui um foco baseado na estratégia, a direção do desenho é um matrimônio de profundo conhecimento dos objetivos do negócio (um bairro misto acessível mas ainda elevado) e a função do desenho em compreender e melhorar estes objetivos. Isto pode ser visto no desenho e na programação do bar central que converte-se no centro neurálgico do espaço e ajuda a criar um forte núcleo da comunidade no restaurante. A estante sob medida rodeia a cozinha aberta e emoldura a churrasqueira a lenha e o assador, além de ser utilizada para mostrar a bela coleção de comestíveis e confeitaria italiana. O desenho se esforça para ser centrado e ordenado sem deixar de ser cálido, divertido e acolhedor.
Este projeto foi um trabalho de amor e há nele uma grande quantidade desta narrativa que guiou o desenho. Simplesmente não podemos capturar as nuances de forma tão breve. Existem vários fornecedores e artesãos que merecem o devido crédito pela colaboração e execução de um espaço precioso.